A expressão “estar presa”, nos leva a impressão de: que não consegue se mover, não consegue tomar uma decisão, não consegue escolher uma direção, ou que “falta clareza”.

Na codependência podemos abstrair e dizer que o medo e o desejo existem na proporção de 50% cada.

Os codependentes têm medo de contrariar alguém. Vivem e se movimentam esperando a aprovação de seus desejos ou decisões, mas o MEDO de que isso não aconteça cresce quando existe um desejo real.

O codependente se preocupa que os OUTROS não vão concordar com ele ou com o que ele faz e isso causa dúvidas porque ele vive para os outros na esperança de ser aprovado. O estresse no seu corpo aumenta só de pensar em ter que falar sobre uma questão pontual. Ele se preocupa que terá que, mais uma vez, SE ABANDONAR se a outra pessoa não concordar ou aprovar suas escolhas.

Às vezes, o codependente até se esquece de como tomar uma decisão. Às vezes, nem acha que sabe o que quer ou o que fazer simplesmente porque está TÃO sobrecarregado pensando que não vai estar bom, mesmo possuindo habilidades.

Perceba aquelas pessoas que parecem livres de verdade e com desejos próprios. O que você pensa sobre elas? Você as julga por serem egoístas? Você dá uma desculpa para elas? Algo como “ah, provavelmente deram tudo para elas, não tiveram que lutar por nada na vida, elas têm pais amorosos!”. Quais são as suas desculpas?

A parte de você que as julga é um reflexo da parte de si mesmo que deseja poder ser como elas. Você as julga subconscientemente como uma forma de se manter afastado do seu próprio poder. Porque Deus nos livre de você viver PARA VOCÊ e enfrentar a ira dos OUTROS.

Essas pessoas confiantes e livres aprenderam a equilibrar seus desejos com seus medos. Eu sou uma dessas pessoas! Tenho passado por grandes desafios há muitos anos, apenas para sair do outro lado e perceber que o que parecia real não é mais tão real quando você se aproxima e olha a questão bem de perto.

Enfrentar o MEDO é a maneira de sair dessa situação. Siga seu desejo, decida CONFIAR em si mesmo, mesmo que acabe errado, porque na maioria das vezes você não estará errado, eu prometo. O erro vai te levar de qualquer maneira a uma nova empreitada, então você estará sempre crescendo e nunca preso.

Dar o primeiro passo é assustador, mas é o seu primeiro passo em direção à liberdade, ao crescimento e à confiança. Você não se conhecerá a menos que siga em direção ao que deseja. Seguir seu coração significa viver uma vida que você ama de acordo consigo mesmo.