Terapia Transpessoal, definição e benefícios

A terapia transpessoal possui uma abordagem mais holística, concentrando-se não apenas na saúde da mente, mas também no bem-estar do corpo e do espírito. É um tratamento terapêutico que tem como objetivo melhorar a visão de vida de uma pessoa, aumentar sua autoconfiança, ajudá-la a se curar de traumas e incentivar um relacionamento positivo entre corpo e mente para melhorar a qualidade de vida geral. A terapia transpessoal pode ajudar com uma variedade de desafios de saúde mental e as sessões podem ser online ou presencial.

O que é terapia transpessoal?

A Terapia Transpessoal pode tratar de uma variedade de distúrbios, incluindo depressão, ansiedade, transtorno de humor e distúrbios comportamentais e fobias.

Pessoas que buscam uma forma mais espiritual para seus problemas diários, provavelmente, irão se identificar com essa abordagem terapêutica.
Na terapia transpessoal, o indivíduo normalmente aprenderá a desenvolver novos mecanismos de enfrentamento para lidar com questões passadas e atuais e obter insights sobre comportamentos repetitivos. Se você se identifica com uma abordagem mais humanizada e busca ampliar o seu desenvolvimento espiritual, com certeza irá encontrar respostas através da abordagem transpessoal.
 
Como funciona a abordagem transpessoal?
 
Quando alguém está apenas focando em seus problemas tem dificuldade de identificar o que está lhe causando desequilíbrio. Isso também pode impedir o desenvolvimento de habilidades de enfrentamento.
Por exemplo, talvez uma pessoa com inclinação artística não tenha motivação para criar arte porque a depressão ou a ansiedade interrompem os pensamentos sobre como seu trabalho será percebido.
 
Até mesmo as pessoas que sentem que está tudo certo com as suas escolhas, mas têm dificuldade de prosseguir com seus objetivos (por causa de bloqueios emocionais), com as técnicas e ferramentas transpessoais, encontram a possibilidade de encontrar suporte para recuperar a confiança para prosseguir com seus desejos que estão travados ou que foram perdidos, e começar a progredir em direção ao seu desenvolvimento humano.
 

A terapia transpessoal, normalmente, usa uma combinação de abordagens que incluem filosofia ocidental e oriental, misticismo, behaviorismo e psicologia cognitiva. A psicoterapia transpessoal também recebe influência das religiões do mundo, pois reconhece as contribuições de outras culturas para a conversação da relação mente-corpo para melhorar a saúde e o bem-estar físico e mental.

O terapeuta transpessoal ensina pessoas a lidarem com distúrbios específicos, concentrando-se em áreas importantes e aplicando técnicas focadas no corpo-mente-espírito.